O bem mais valioso que uma empresa possui é sua imagem, resultado da percepção dos públicos
com os quais se relaciona. Gestão de crise deve ser um trabalho sistemático, integrado e
permanente para preparar a organização para situações repentinas e inesperadas. Trabalho esse
que deve acontecer preventivamente e não depois da crise instalada.
Nenhuma instituição está isenta de crise, por mais organizada que seja, pois, qualquer assunto
negativo que escape ao controle e ganhe visibilidade pode detonar uma crise. É o chamado “fator
surpresa”. Por isso, o mais recomendável é estar preparado para enfrentá-la. E isso envolve todos.
Gerenciar crise é trabalhá-la em seu conjunto. O ponto principal da gestão de crise é a prevenção,
por meio da identificação de sinais internos ou externos que anunciam a sua chegada e da
preparação de estrutura para enfrentá-la.
A melhor forma de se preparar preventivamente para evitar ou mitigar os efeitos de eventuais
crises é construir uma reputação alicerçada em boas práticas de governança, transparência e de
confiança no relacionamento com os stakeholders.